PROJETO SAUDE BUCAL

PROJETO DE SAÚDE BUCAL - SORRINDO MELHOR


A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em escolares. Os produtos de higiene bucal geralmente são dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A comunidade escolar do PA Juruena freqüentadora da Escola Estadual Sidney César Führ é composta por várias famílias com baixo poder aquisitivo, portanto, basta um diagnostico superficial para se perceber que o cuidado com a higiene bucal não está entre as necessidades básicas primarias. Assim sendo, pretendemos desenvolver o presente projeto com a finalidade de suprir, ainda que parcialmente, tais necessidades.  Clique no leia mais e conheça todo o projeto.

ESCOLA ESTADUAL SIDNEY CÉSAR FUHR

PROJETO DE SAÚDE BUCAL

SORRINDO MELHOR

 

Diretor: Manoel Santos da Silva

Coordenador:Vanderlei de oliveira

 


PROFESSORES:

CÉLIO CARDOSO DA SILVA

ELIANE COSTA CARDOSO DA SILVA

MARINETE DA SILVA

SILVANA CARDOSO DA SILVA TEIXEIRA

 

COLABORADORA: DRª STEFÂNIA CAMPOS BORGES FARIAS.

 

COTRIGUAÇU

2011

 

 

JUSTIFICATIVA

 A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em escolares.

Os produtos de higiene bucal geralmente são dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A comunidade escolar do PA Juruena freqüentadora da Escola Estadual Sidney César Führ é composta por várias famílias com baixo poder aquisitivo, portanto, basta um diagnostico superficial para se perceber que o cuidado com a higiene bucal não está entre as necessidades básicas primarias. Assim sendo, pretendemos desenvolver o presente projeto com a finalidade de suprir, ainda que parcialmente, tais necessidades.

A partir de alguns kits recebidos do PSF da Agrovila, através do Programa Brasil Sorridente, por intermédio da Dr.ª em odontologia Stefânia Campos Borges Faria, sentimo-nos estimulados a desenvolver tais ações inicialmente em três turmas do 1º ciclo e uma do 2º ciclo, podendo posteriormente estender para as demais turmas do Ensino Fundamental.

 

OBJETIVO GERAL

* Promover ações de prevenção às doenças bucais nos educandos, através de parceria inter institucional entre a Escola Estadual Sidney Cesar Führ e PSF - Programa de Saúde Familiar de Ouro Verde dos Pioneiros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal;

* Estimular os alunos a praticarem bons hábitos de higiene bucal individual e socialmente;

* Demonstrar a importância da higiene no desenvolvimento físico e mental;

* Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no projeto;

* Desenvolver atividades praticas inerentes à saúde e à higiene bucal.

 

METODOLOGIA

 Os trabalhos serão realizados em duplas ou grupos, com a finalidade de produção de cartazes e exposições orais ou em mural, sendo efetivado de forma lúdica, contendo debates, questionamentos e diálogos.

As atividades serão desenvolvidas em etapas distintas dentro e fora da sala de aula. Na primeira aula, os professores em suas respectivas turmas farão a apresentação oral dos conteúdos, abordando a importância da conservação da dentição para a saúde geral do indivíduo e também aspectos de higiene e aparência individual, perante a vida em sociedade.

Serão discutidas ainda as benesses ou resistências encontradas pelas crianças, jovens e adultos na relação com seus pares, com seus pais e na relação para com o trabalho. Questões como: um jovem com os dentes estragados ou com mau hálito tem a mesma chance de conseguir emprego, namorada ou amigos serão amplamente debatidas. 

Após essas discussões os professores solicitarão aos seus alunos que tragam para a próxima aula, como tarefa, jornais, revistas e fotos de pessoas conhecidas ou não, mas que possam ser recortadas.

No dia seguinte, o trabalho se iniciará com explicação do (a) professor (a) de cada respectiva sala de aula, sobre a importância da higiene bucal, suas causas e conseqüências. Também haverá sugestão para a confecção de cartazes a serem expostos no mural da escola. Para tal atividade, será solicitado fotos de artistas, cantores e celebridades em geral mostrando o sorriso e em close.

Na sequência, ou concomitantemente, os alunos também poderão produzir poemas, frases, repentes, danças de rua, hip-hop etc., por fim, os alunos apresentarão seus trabalhos em todas as salas da escola.

O ponto de culminância do projeto será a palestra da doutora dentista Stefânia Campos Borges Farias, com previsão de acontecer no dia 12 de maio quando entre outros temas serão abordados os seguintes temas:

- Abordagens na palestra e nas atividades em sala de aula + práticas de escovações após o lanche.

- Importância da saúde bucal: relação saúde bucal e geral, por que ter dentes bons, transmitir conhecimentos sobre a importância da manutenção e higienização dos dentes para estética, fonação e mastigação;

- O que acontece quando não cuidamos da saúde bucal: o que é placa bacteriana, como se forma e conseqüências da não remoção cárie e doenças da gengiva;

- O que é cárie e como prevenir: importância da escovação, técnicas de escovação;

- Fio dental => o porquê da utilização: número de lado dos dentes, como usar, tipo de movimentos, quando usar;

- Flúor => finalidade, salientar a importância do flúor na água de beber, na pasta de dente e bochechos;

- Hábitos alimentares => relação açúcar/ cárie, freqüência de ingestão é mais importante do que a quantidade ingerida, restringir alimentos açucarados às sobremesas, alimentos fibrosos X alimentos pegajosos;

 

 

CONTEÚDOS

·       Poemas

·       Poemas ilustrados

·       Atividades de matemática

·       Atividades de português

·       Atividades de ciências

·       Atividades com rótulos

·       Caça palavras

·       Desafios

·       Trabalhos com jornais e revistas

·       Cruzadinhas

·       Recortes e colagens

·       Mural

·       Música

·       Leitura

·       História em quadrinhos

·       História a partir de gravuras

·       Interpretação de textos

·       Produção de texto

·       Reprodução de texto

·       Loteria dos sentidos

·       Linguagem oral

 

RECURSOS

 

- Utilização de todo o material didático disponível (livros, cartazes, revistas, quebra- cabeça, jogos educativos, aparelho de som rótulos e materiais para colagens);

- Diálogos e debates;

- Atividades em grupo e individual;

- Recreação, dramatização, ilustração e músicas,

- Produção de textos;

- Leitura oral e silenciosa;

- Leitura individual e coletiva;

- Atividades mimeografadas;

- Atividades impressas e coloridas;

- Cálculos envolvendo os quatros operações;

- Caça- palavras e cruzadas;

- Ditado e auto ditado;

- Soletração de palavras;

- Recortes e colagens.

 

AVALIAÇÃO:

           A avaliação será feita de forma contínua, diagnosticando a aprendizagem do aluno, e com a finalidade de orientação com isso poder replanejar e desenvolver recursos para superar as possíveis dificuldades dos alunos.

          Avaliando a participação oral e escrita nas atividades, na organização, no relacionamento, no interesse, na socialização e nos desempenho dos mesmos.

            A avaliação dos resultados alcançados será feita de forma conjunta entre os responsáveis pelo projeto através de relatório.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aquilante AG. et al. A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares.

Costa ICC, Fuscella MAP. Educação e Saúde: importância da integração dessas práticas na simplificação do saber.

Hilger EC, Abegg C, Pretto SM . Análise das abordagens de Educação em Saúde em programas de saúde bucal.

PINTO, V.G. Saúde Bucal Coletiva.

Autores: CÉLIO CARDOSO DA SILVA; ELIANE COSTA CARDOSO DA SILVA; MARINETE DA SILVA; SILVANA CARDOSO DA SILVA TEIXEIRA

Montagem: Vitorio Helatczuk

Comentários  

 
-1 #15 Rejane 07/01/2013 10:15
Ótimo projeto, principalmente porque as atividades partem da escola, com a iniciativa dos professores e alunos, não é um projeto pronto imposto a Escola. Desta forma, o envolvimento, comprometimento é maior, não ficando a cargo somente dos profissionais do PSF.
Aposto que os resultados foram ótimos...
PARABÈNS.
Citação
 
 
0 #14 heliene, linhares-ES 28/11/2012 03:22
Achei excelênte, vou usa-lo o ano que vem, parabéns. :D
Citação
 
 
0 #13 flavio de souza 10/11/2012 14:44
muito bom, compartilhe
Citação
 
 
0 #12 Heliene 06/11/2012 10:33
Adorei o assunto abordado, vou trabalha em cima deste assunto.
Citação
 
 
-1 #11 sandra cunha 28/10/2012 19:40
gostaria se fosse possivel enviarem outros tipos de projetos na escola pois trabalho com issi sou tsb tecnico de saude oral e tenho interesse em aprender mais muito obrigada aguardo
Citação
 
 
-1 #10 isabela 25/09/2012 15:56
parabens pelo trabalho lindo
Citação
 
 
+1 #9 mathias 20/09/2012 21:43
Odiei num sabe fazer coisa q presta ñ é seus estupidos
zueira adorei
Citação
 
 
0 #8 Ariel 13/08/2012 17:53
Cuidar da saúde é muito importante,prin cipalmente saúde bucal..........
Citação
 
 
+1 #7 Jaqueline Araujo 14/05/2012 07:23
parabéns
Citação
 
 
0 #6 fabiana ehle 06/03/2012 09:38
adorei mt bom
lindo este trabalho
Citação
 

Adicionar comentário